segunda-feira, 16 de abril de 2012

projeto de aprendizagem


Projeto de Aprendizagem:
Tecnologia na Preservação do Meio Ambiente

Tema
O uso das tecnologias como ferramentas para a preservação dos recursos naturais.

A situação em que se encontram as áreas remanescentes de mata nativa na região do planalto norte catarinense vem gerando preocupação.
Pois a degradação constante, faz com que muitas espécies de plantas fiquem ameaçadas de desaparecerem. Com isso a fauna nativa também sofre danos irreparáveis. Nesse sentido torna-se necessário que se faça um levantamento das espécies existentes e as que estão ameaçadas, bem como, suas possibilidades de utilização como fonte de renda para as famílias que possuem reservas nativas.
Existe uma pressão considerável dos mercados, por geração de renda e produção de alimentos, sendo assim, a forma mais eficiente de viabilizar a preservação das matas nativas e adequando-as para a extração de produtos de forma planejada e sustentável.

Objetivo Geral
Estudar as potencialidades da mata nativa e sua degradação.

Objetivos Específicos
Despertar na comunidade o interesse pela preservação;
Aproximar os alunos da natureza;
Incentivar o uso de equipamentos como câmeras digitas, filmadoras, para produção de elementos para utilização na educação ambiental.
Fazer a divulgação do material produzido nas escolas, comunidades rurais e na internet.

Atividades realizadas
Visitas em áreas publicas e particulares, para levantamento das plantas e animais existentes.
Nessas visitas as espécies encontradas foram fotografadas e filmadas, para elaboração de catalogo e vídeo que serão utilizados posteriormente em aulas de educação ambiental.

Principais descobertas
A ainda grande quantidade de especies nos remanescentes, capacidade de regeneração natural quando não existe presença humana ou de animais domésticos.
Falta de compromisso dos proprietários com a preservação de suas áreas.
Falta de fiscalização por parte do poder público.


Um comentário: